SILAGEM: ENTENDA COMO FUNCIONA ESSA PRÁTICA TÃO IMPORTANTE PARA PECUÁRIA BRASILEIRA E MUNDIAL.

Atualizado: 4 de ago.



O que é Silagem

Silagem é a forragem verde conservada por meio do processo de fermentação anaeróbica guardada em silos. Usada principalmente para bovinos ela é uma alternativa para suplementação de bovinos na época seca do ano substituindo o pasto.

A silagem é feita através da ensilagem, que basicamente é o processo de colher, picar a forragem em pedaços de 2 a 3 cm, compactar e vedar a massa verde no silo para que então ocorra a fermentação anaeróbica, onde ocorre a redução do pH pela fermentação dos açúcares solúveis da planta, o que garante assim, a conservação do material e a inibição do crescimento de bactérias. É importante ressaltar que a ensilagem, não melhora a qualidade da forragem, ela apenas conserva a qualidade original. A compactação bem feita é um dos segredos da boa ensilagem, porque é onde ocorre a retirada do ar de dentro da massa e a presença de ar prejudica a fermentação.


Silos são as formas de armazenagem da silagem, no Brasil os mais usados são os tipos: Silo Trincheira e Silo superfície. Além desses existem também outros tipos de silo, como silos cilíndricos verticais, do tipo cisterna ou aéreo, mas são menos usados.

Os silos são construídos próximos do local de alimentação dos bovinos, para evitar assim trabalho e custo com o transporte diário de silagem.

Para evitar que os silos tenham contato com a umidade, os silos são cobertos com lona impermeável. Sobre a lona é colocada uma camada de terra para ajudar na na compactação e expulsão do ar. Após a última camada de forragem, é usada a lona plástica preta e as pontas são presas em valetas ao lado do silo. Por fim, é de suma importância que a silagem tenha sido compactada e que o silo tenha uma boa vedação.


A produção de forragem no Brasil é sazonal, sendo que nós temos uma alta produção de forragem nas épocas das águas e uma baixa produção na época seca do ano, por isso quando chega a época seca e o pastejo de capim não suportam as altas taxas de lotação a silagem é uma ótima alternativa viável para suplementar o rebanho.


Melhores Forrageiras para ensilar


A forragem é ensilada para que ocorra a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. Portanto, as melhores forrageiras para ensilagem são aquelas com elevado teor de carboidratos solúveis. Por exemplo: Milho e o Sorgo


Eles Possuem:

  • Alto teor de carboidratos solúveis > 10% da MS (glicose, frutose, sacarose)

  • Melhor fermentação (Mais conversão de açucares solúveis em ácidos orgânicos)

Outras opções de forragem são: capim-elefante e a cana de açúcar, sendo que ambos tem uma alta produção de matéria verde. A desvantagem do capim elefante é o seu baixo teor de carboidratos solúveis e da cana de açúcar é que, apesar do alto teor de carboidratos solúveis, possui muita sacarose e isso gera uma fermentação alcoólica, ocorrendo muita perda de material, porém com o desenvolvimento de inoculantes bacterianos que inibem essa fermentação alcoólica pelas leveduras, hoje em dia a silagem de cana já está sendo mais utilizada.

O objetivo da ensilagem é conservar o valor nutritivo inicial da forrageira. Portanto, para ter uma silagem de boa qualidade, é necessário ensilar material de boa qualidade e fazer as etapas corretamente.

Outros fatores muito importantes no processo é que, deve-se ter atenção com a qualidade da lona, pois se for usada uma lona mais fina, aumenta o risco de perdas da silagem. Também é necessário proteger o entorno dos silos, para evitar a aproximação de animais que podem furar a lona.

Qual a melhor lona plástica para silo?

Investir na qualidade dos materiais que serão utilizados no processo de produção de silagem garantirá maior eficiência e eficácia, evitando perdas e deterioração da matéria. Por isso, a GRA oferece soluções em lonas plásticas de alta qualidade, e resistência a intempéries e tecnologia em elasticidade para garantir proteção contra corrosão e proteção contra pegadas de animais. A lona plástica dupla face da GRA é fabricada em duas camadas coextrusada preta e branca, a parte branca da lona dupla face tem a função de refletir a luz solar protegendo contra o aumento da temperatura na superfície, protegendo de perdas nutricionais e aumentando seu aproveitamento, enquanto a parte preta tem a função de trazer opacidade, formando juntas uma barreira contra a passagem de luz evitando surgimento de fungos e garantindo proteção ao silo.


Principais Vantagens da Lona Dupla Face para silo

  • Diminui a perda de umidade do produto ensilado;

  • Fabricada com insumos de alta qualidade permitindo uma armazenagem segura e confiável;

  • Produto com propriedades de tração, alongamento e impacto dentro das exigências a qual será utilizado;

  • Evita passagem de luz, o que proporciona uma excelente fermentação no produto que está sendo ensilado




A Lona Dupla face pode ser encontrada em diversos tamanhos, em caso de necessidade do material em outras medidas, quantidades ou para maiores informações, entre em contato com nossos consultores.








6 visualizações0 comentário